Tuned

Grammy Latino 2019: artistas prometem boicote por ausência de reggaeton; academia se pronuncia


(Foto/Divulgação)

Parece que esse não será o ano do reggaeton no Grammy Latino 2019. Na última terça-feira (24), a premiação divulgou os indicados para cada uma de suas 50 categorias. Porém, artistas como MalumaJ Balvin e Daddy Yankee ficaram bem insatisfeitos com a falta de indicações para o gênero. 

O cantor de “Felices los 4” não recebeu nenhuma indicação e em seu perfil no Instagram, se mostrou bastante decepcionado por não ter seu último trabalho – o álbum 11:11, lançado no começo do ano -, reconhecido pela academia. “Uma desilusão imensa não ter sequer uma indicação ao Latin Grammy. Tanto esforço… fiz o melhor disco que poderia ter feito em minha vida, Madonna cantando em espanhol, sucessos como HP, 11 PM, uma salsa produzida pelo grande Sergio George… em meu peito não cabe o coração e a entrega que depositei em 11:11“, escreveu ele.

Definitivamente fico confuso e sem saber o que pensar. A única coisa que fica clara é que o maior prêmio está em ver shows lotados e um público que te quer e se identifica contigo. Amo vocês, mas não posso esconder este puto sentimento que dói aqui dentro. Felicidades a todos os indicados, de todo o coração. Me dá muita alegria ver tantos parceiros ali”, completou Maluma.

(Foto/Reprodução)

Ontem (25), o também colombiano J Balvin postou uma imagem em suas redes sociais com os dizeres “Sem reggaeton, sem Grammy Latino” e se pronunciou em um vídeo explicando melhor seu posicionamento.

View this post on Instagram

Por la cultura y el movimiento !!

A post shared by J Balvin (@jbalvin) on

J Balvin ainda explica que apesar de ser contra a falta de indicações o gênero, apoia outros amigos que também foram indicados, como a própria Rosalía, que concorre junto a ele por Melhor Canção Urban para Con Altura. “Que eu não esteja de acordo com como estão qualificando o reggaeton não quer dizer que eu não esteja de acordo com os outros gêneros e os artistas que estão brilhando no Latin Grammy”, finaliza.  O cantor aparece em duas indicações na categoria Melhor Canção “Urban”, por sua participação em canções de outros artistas. Nenhuma faixa de seu projeto Oasis foi indicada.

Quem também participou do protesto foi o porto riquenho Daddy Yankee, um dos principais nomes na história do reggaeton. O cantor de sucessos como “Gasolina” e “Despacito”, compartilhou a mesma imagem de Balvin e disse que apesar de ter sido indicado, não concorda com a maneira como trataram o gênero e a muitos dos colegas.

Ele explica ainda que afirmou não se tratar de um movimento apenas contra o Grammy Latino, “mas se trata de cultura, credibilidade, pertinência e respeito”. Outros nomes como Karol G e Natti Natasha também expuseram seu descontentamento com a premiação, usando a hashtag #SinReggaetonNoHayGrammyLatino.

(Foto/Reprodução)

“Nós respeitamos e admiramos todos os gêneros que compõe o mundo da Música Latina. Em 2004, The Latin Recording Academy liderou a cobrança pelo reconhecimento do reggaeton (urbano) em várias categorias, adaptando-se à evolução da música. A Academia Latina seguiu um processo rigoroso de votação nos últimos 20 anos. Os membros, por meio de seus votos, selecionam o que acreditam merecer uma indicação. A Academia nunca influenciou suas decisões, sempre honrou e respeitou suas eleições, mesmo que haja pessoas que não concordam com os resultados. No entanto, ouvimos a frustração e o descontamento. Convidamos os líderes da comunidade urbana a se envolver com a Academia, a se envolver com o processo e se envolver em discussões que melhorem a Academia. Na sua essência, a Latin Recording Academy pertence aos seus membros, de todos os gêneros, e nossas portas estão sempre abertas. Juntos, todos nós podemos fazê-lo funcionar. Vamos fazer isso!”

A 20ª edição do evento acontece no dia 14 de novembro em Los Angeles, nos Estados Unidos. E parece que até lá, muita coisa vai acontecer!

Marcella Oliveira (23)

Publicitária e Jornalista. Ama filmes, séries e livros. Se pudesse, viveria só disso.

Curta nosso e receba notícias direto na sua timeline.


Tags

HotNews

Siga-nos no Instagram

Nossa conta do Instagram foi roubada e estamos começando tudo de novo. Contamos com vocês para nos seguir novamente!

Ir para o Instagram