Tuned

Made In Brazil: O meteoro que provou não estar aqui só de passagem

De Campo Grande para o mundo, o tema do Made In Brazil dessa semana é o cantor Luan Santana.


  • Escrito por

  • Publicado em 07 de dezembro de 2013

luan

Essa semana o nosso Made In Brazil está um pouco mais sertanejo. Tudo bem, não tão sertanejo assim. O tema de hoje é o cantor e compositor Luan Santana, nascido e criado em Campo Grande (MS), e que em 2009 chegou literalmente como um meteoro na música brasileira. O que nos inspirou a falar sobre o Luan foi uma entrevista que ele deu ao programa De Frente Com Gabi, onde falava sobre sucesso passageiro. O que será que deve passar na cabeça de um artista que teve sua vida virada ao avesso de um dia pro outro, que de repente conseguiu tudo o que sempre quis, mas que por tudo ter acontecido tão rápido poderia ser apenas um sucesso passageiro? Vamos lá.

Luan Rafael Domingos Santana começou sua carreira ainda bem pequeno, em sua cidade natal. Ele fazia shows, tinha algumas músicas gravadas, mas ele pensou em desistir várias vezes. Como ele ainda era muito novo e não estava tão bem respaldado para uma carreira na dimensão da que tem hoje, muitas músicas que ele cantava eram regravadas por artistas de maior visibilidade e o trabalho dele acabava sendo “apagado”. Isso aconteceu várias vezes ao longo de sua adolescência, até ele gravar a música “Meteoro” e ver sua vida mudar da água pro vinho em pouquíssimo tempo.

Ele já fazia um certo sucesso nas rádios do Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e Paraná, porque um amigo seu colocou uma cópia de seu primeiro CD feito com um gravador amador, no YouTube. Ele já estava encaminhado para o sucesso, mas era apenas uma pequena parte do mundo que ele veio a conquistar posteriormente.

Em 11 de agosto de 2007, Luan subiu ao palco pela primeira vez, em Bela Vista (MS). Com apenas 16 anos, ele ainda não cantava profissionalmente, nunca havia gravado uma música em estúdio, mas foi contratado para este show devido ao sucesso que ele fazia nas rádios da região com a música “Falando Sério”. Foi a partir deste momento que a vida de Luan começou a ficar apertada e dividia entre a escola e os shows que começaram a surgir, e lotaram sua agenda durante todo o ano de 2008.

Luan Santana 03

Como a agenda lotada não permitia que ele entrasse em estúdio para gravar um segundo álbum, ele decidiu que seria um álbum ao vivo, gravado em diversas cidades do Brasil por onde se apresentava. Foi com esse CD que surgiram os primeiros hits nacionalmente conhecidos de Luan – “Tô de Cara” e “Meteoro” – e ele começou a ser um dos artistas mais executados nas rádios de todo o país.

Já contratado pela Som Livre em 2009, Luan gravou seu primeiro DVD, “Luan Santana – Ao Vivo”, que marcou seu passaporte para a fama. Nesse álbum surgiram grandes de seus sucessos, como “Chocolate”, “Sinais” e as já famosas “Meteoro” e “Tô de Cara”, que até hoje fazem parte do repertório de suas turnês.

BG_LUANSANTANA01

Em 2010, com a carreira em bastante evidência, Luan lança seu terceiro álbum – segundo ao vivo. “Luan Santana – Ao Vivo no Rio” juntou o cantor com a deusa do axé Ivete Sangalo, com seus ídolos Zezé DiCamargo e Luciano e a popstar latina Belinda. A produção que custou mais de 4 milhões de reais levou Luan a participar do “Brazilian Day” em 2011, um evento anual promovido pela Rede Globo nos Estados Unidos que reúne vários nomes da música brasileira. Nessa edição, o evento superou o recorde de público do ano anterior, registrando mais de dois milhões de pessoas presentes.

Aliás, 2011 foi um ano marcante para Luan. Ele ficou em 26º lugar no ranking Social 50 da Billboard, que funciona como um compilado dos artistas mais populares do mundo a partir da análise de seu desempenho nas redes sociais e sites de compartilhamento de música. Ele chegou a ficar à frente de grandes nomes internacionais como o rapper 50 Cent, a banda Coldplay, a princesa do pop Britney Spears e a cantora Kesha.

luan_fotonova

Em 2012, Luan mostrou uma maturidade musical com o álbum de estúdio “Quando Chega a Noite”. Mais maduro e com maior participação dele nas composições, o álbum rendeu alguns hits como “Nêga”, “Incondicional” e  “Você de Mim Não Sai”, que fez parte da trilha sonora da novela “Avenida Brasil”, da Rede Globo.

“Esse disco tem a minha cara: fiz sete músicas, ou seja, é o trabalho com mais composições minhas até hoje. Cresço a cada show”

lu3

Em 2013, Luan Santana surpreendeu com seu mais recente trabalho. O CD e DVD “O Nosso Tempo é Hoje”, que chegou às lojas no mês de novembro, traz uma versão do Luan ainda mais madura do que em “Quando Chega a Noite”, cenários e efeitos de neon referindo-se à noite da maior qualidade, mais riscos em campos que ele ainda não havia explorado musicalmente. Enfim, é um dos melhores trabalhos musicais nacionais deste ano.

A música-título do trabalho tem pegada eletrônica e pop, diferente dos trabalhos realizados até então. A referência sertaneja continua presente em várias faixas de seu novo álbum, mas Luan se permite arriscar em outros ritmos e faz um som meio pop, meio reggae, meio sertanejo, meio rock, meio bastante brasileiro. Essa mistura de sons mostram um Luan Santana ainda mais preparado, e dá no público uma ansiedade em saber o que ele vai trazer no próximo trabalho.

Uma das características do Luan que mais gosto é que ele nunca faz um trabalho parecido com o anterior, sempre traz coisas novas e não tem medo de ousar. Essa talvez seja a chave do sucesso de Luan, um menino do Centro-Oeste que aos poucos foi conquistando seu espaço e de repente explodiu para todo o país. Como falamos lá no início, Luan comentou no programa De Frente Com Gabi sobre o sucesso passageiro. O cantor que já foi indicado ao Grammy Latino e ganhou alguns prêmios como o Prêmio Multishow de Música Brasileira, Troféu Imprensa e Meus Prêmios Nick, assumiu ter medo de ser apenas algo passageiro e batalhou para que todo seu trabalho e reconhecimento se consolidassem.

Luan Santana é um cantor, compositor, um profissional preocupado com a qualidade de seu trabalho e tem um compromisso de surpreender sempre positivamente seu público com novidades em seu trabalho, é criativo, canta ao vivo mais de 20 músicas e não desafina, em questão de performance dá um banho de capacidade em muitos artistas aclamados, dirige seus próprios shows, se preocupa em estar sempre em contato com seus fãs, é um ídolo atencioso e carinhoso com seu público, um cara super humilde, planeja cada passo de sua carreira e é um dos maiores intérpretes do Brasil, independente do gosto pessoal de cada um de vocês, nossos queridos leitores.

Luan Santana é a prova de que existem sim sucessos passageiros, mas que quando você se preocupa com seu público e em fazer um trabalho diferente a cada chance que tem, você amplia suas possibilidades. Ele é um meteoro que chegou, causou um efeito estrondoso, e ninguém consegue desfazê-lo.

Curta nosso e receba notícias direto na sua timeline.


Tags

Comentários