Tuned

Conheça Tuca Mei, cantora jovem de muita personalidade e a nova aposta do pop alternativo

A carioca de 23 anos vem se destacando no cenário musical brasileiro. Saiba mais!


  • Escrito por

  • Publicado em 25 de abril de 2019

Está procurando novos artistas para a sua playlist? Pois o DAMMIT tem uma sugestão incrível para você que ama descobrir talentos em ascensão, principalmente da música brasileira. Jovem e talentosa, Tuca Mei é uma das promessas do cenário fonográfico nacional, com os trabalhos Olhos Atentos e Oi (Coraçãozin), a cantora já provou seu potencial e deu os primeiros passos para um futuro brilhante.

Com apenas 23 anos, a jovem cantora carioca Tuca Mei promete despontar pelos quatro cantos do Brasil e cair no gosto do público com sua música de personalidade única. Apesar da pouca idade, Tuca já é multitalentosa, canta, compõe, é instrumentista e ainda produz. Muitas dessas habilidades resultam de sua longa relação com o mundo das artes, a qual teve início durante a infância por influência da irmã mais velha.

Inserida no mundo artístico, Tuca aprendeu a dançar, pintar e desenhar. Mas foi aos oito anos, através do piano, que a música ganhou espaço em sua vida. Mais tarde, fez aulas de improvisação, o que a levou a aprender tocar violão por conta própria, e, devido aos acordes do instrumento, resolveu arriscar o gogó com o canto — um momento marcante em sua trajetória, pois a partir daí, conheceu seu dom para compor. Começou a escrever suas faixas quando tinha 14 anos, e com o passar do tempo foi adicionando sua voz às letras. Porém, durante um período, apenas familiares e amigos eram agraciados por essa sonoridade.

Só em 2018, ao reencontrar um amigo saxofonista, que Tuca decidiu pensar na música de forma mais séria e profissional. Por ele, foi apresentada a produtores musicais que comandam um estúdio independente, o Camelo Azul. E dessa maneira, Tuca teve a oportunidade de gravar algumas de suas composições. Segundo ela, no início era algo apenas para conferir seu potencial, mas com o processo, notou que o relacionamento que possui com a música era ainda mais intenso e saiu do estúdio com o pensamento Quero investir nessa carreira”, conta a jovem.

Com as canções gravadas, seu primeiro EP Olhos Atentos ganhou forma e foi lançado em setembro de 2018. O projeto conta com cinco faixas: Distantes, Rosto Na Avenida, O Que Será, Farol e Olha Pra Mim — tracklist que pode ser considerada como uma passagem para um universo sensorial, pois ao apertar o play, o ouvinte é capaz de reviver memórias e sentimentos, se identificar.

Cada música de Tuca traz um pouco de sua história de vida, como relacionamentos, experiências e fases. Olhos Atentos é um EP que a despe como artista, é cheio de si, cheio de Tuca, sem máscaras. Mensagem que o título do trabalho já carrega, pois Olhos Atentos também é o significado do apelido, Tuca, que tem origem indígena.

O modo de compor de Tuca é definido pelos produtores como que “pintando um quadro”, descrição que a agrada, pois afirma que é “uma pessoa que usa muito a sensibilidade para compor, não é nada racional. Se conecta com a música de forma espiritual. E espera que suas minhas letras tragam sentimentos bons, que se encaixem com algo que as pessoas estejam vivenciando”. Musicalmente, a artista teve e tem muitas influências, cresceu cercada de diversos ritmos, do reggae a ópera, de musicais, trilhas sonoras de filmes ao jazz, o que explica suas inspirações artísticas distintas: Marisa Monte, Lady Gaga e Lana Del Rey. “São inspiradoras e bons exemplos de condução de carreira”, comenta Tuca sobre as três. A conexão com diferentes ritmos e cantores, construiu seu estilo próprio, o qual define como pop alternativo, pois contém uma simplicidade com uma vibe atemporal, contando também com características do blues, jazz e bossa nova.

No início de abril deste ano, tivemos outra amostra do talento de Tuca. Logo no dia 1°, a carioca lançou o clipe de Oi (Coraçãozin), música pseudo romântica que faz parte do projeto do estúdio Camelo Azul e Tuaregue, Acústico em Botafogo Oriental. Iniciativa que reúne outros seis novos artistas.

Com potencial para progredir entre os cantores da nova geração, Tuca Mei espera que os sentimentos que deposita em cada faixa, toquem e tenham significado na vida de cada pessoa que a escuta. Aproveitando seu atual momento, Tuca tem como plano para o futuro gravar novas canções e alimenta o sonho de performar em um grande teatro com a plateia cantando suas músicas. Sonho não tão distante, pois se suas composições são equivalentes a pintar um quadro, não há dúvidas que seu futuro será uma bela aquarela.

Continue acompanhando a Tuca Mei:

Instagram | Facebook | Youtube | Spotify

Curta nosso e receba notícias direto na sua timeline.


Tags

Comentários