Paparazzi

O escândalo Jennifer Lawrence e a nova geração de celebridades feministas

Jennifer Lawrence, Emma Watson, Beyoncé…Saiba mais sobre as famosas que estão dando um show no girlpower.


  • Escrito por

  • Publicado em 25 de setembro de 2014

jlaw
O último mês foi marcado por um verdadeiro burburinho nas redes sociais quando hackers divulgaram, através dos sites 4chan e reddit, o material íntimo de celebridades como Jennifer Lawrence, Kate Upton, Ariana Grande, Vanessa Hudgens e mais outras famosas, juntamente com uma lista das próximas personalidades a serem expostas.

O escândalo gerou um verdadeiro debate em torno da ética dos veículos de imprensa e dos limites da privacidade, dividindo o público entre duas opiniões bem distintas: aqueles que apoiam o vazamento das fotos, uma vez que foram feitas com o consentimento das celebridades; e aqueles que acreditam no respeito à privacidade das pessoas, famosas ou não. Além de ser um verdadeiro avanço, o último discurso foi, inclusive, apoiado por celebridades como Emma Watson e Josh Huschterson.

Entretanto, muito além do apoio consciente por parte dos fãs e de outros artistas, algo que certamente chamou atenção foi a coragem de personalidades como Jennifer Lawrence e Mary Elizabeth Winstead em, de fato, admitir a veracidade das fotos e vídeos e tomar as devidas precauções judiciais contra aqueles que as divulgaram. Há poucos anos atrás, essa honestidade seria quase que impensável no mundo das celebridades.

A atitude como a de JLaw, que já é conhecida pelo seu aberto discurso de empoderamento feminino, é louvável pois  transmite uma poderosa mensagem para seus fãs, especialmente ao publico feminino jovem: a de que mulheres não deveriam ter vergonha de sua sexualidade, ou sequer correr o risco tê-la invadida.

Esse posicionamento fala muito sobre a nova geração de artistas femininas com as quais estamos lidando: as garotas não estão aí para brincadeira e vão abraçar o discurso girlpower sem medo. E não é só de Lawrence que é feito esse novo grupo de mulheres célebres. Recentemente, a linda da Emma Watson tornou-se embaixadora da boa vontade pela ONU e fez um discurso digno de Hermione Granger, conclamando homens a lutar pela igualdade de gêneros no lançamento da ação “HeForShe”, que já tem o apoio dos famosos nas redes sociais. Além disso, no mercado musical, temos Beyoncé, que, no auge do glamour e poder, zerou o VMA 2014 e deu o que falar com sua performance marcante, embalada pelo discurso da escritora nigeriana Chimamanda Nigozi Adichie sobre feminismo.

2014 MTV Video Music Awards - Fixed Show

A geração de jovens mulheres, famosas e influentes, que abraça o empoderamento feminino traz um cenário bastante otimista sobre o que podemos esperar sobre nossos ídolos na cultura pop. Afinal, é  significativo perceber que os novos modelos de inspiração para mulheres e homens não estão chegando para enfiar padrões de comportamento e beleza goela abaixo, mas para ensinar o público a repensá-los e encorajar jovens mulheres a não terem vergonha de si mesmas e aceitarem-se como são. So you better watch out for this girls, cause they run the world!

 

Curta nosso e receba notícias direto na sua timeline.


Tags

Comentários