Cover

Talentos injustiçados: A influência negativa do sucesso de Justin Bieber sobre a carreira de jovens artistas

Uma análise sobre a influência que a fama de Justin Bieber exerce sobre a carreira de Cody Simpson, Conor Maynard, Greyson Chance, Reed Deming e Ronan Parke.


  • Escrito por

  • Publicado em 17 de agosto de 2013

justin bieber 1Goste você ou não de Justin Bieber, é preciso admitir que o canadense de 19 anos é um marco na história da música pop, alcançando, impetuosamente, números que ultrapassam o senso do incrível. Sucesso este que, de certa forma, prejudicou diversos outros artistas, uma vez que a popularidade de Bieber não é tão positiva assim.

O canadense, que virou febre há pouco mais de dois anos atrás entre crianças e pré-adolescentes de 8 a 13 anos, também se tornou alvo fácil de chacota entre a grande parcela da população, em geral. Atualmente, o deboche de anos atrás parece ter se transformado em um ódio inescrupuloso, demonstrado, principalmente, em redes sociais.

Contudo, o foco desta matéria não é Justin Bieber, mas sim alguns artistas que viram suas carreiras ofuscadas pela má popularidade do cantor de “Baby”, tendo como fator desencadeante suas semelhanças físicas e/ou preliminares na carreira.

Mas é preciso esclarecer que ser comparado a um cantor que já recebeu mais de 116 prêmios e foi indicado duas vezes ao Grammy, definitivamente, não é nada ruim. Mas, como já dissemos, as comparações são feitas por questões físicas, de idade e por trabalhos realizados preliminarmente.

Separamos abaixo, os cinco cantores mais injustiçados por serem comparados a Bieber, adindo ainda a cada um, o vídeo da mais popular performance de cada:

Reed Deming

reed demingO garoto de 14 anos tornou-se popular após participar da versão americana do reality-show The X Factor, chegando a ir à casa de Britney Spears, onde, por fim, foi eliminado. Contudo, as semelhanças a Bieber ficam somente na aparência. Reed Deming é dono de uma voz que faz inveja a muita gente grande e prova isso em seu primeiro EP, “Ridiculous”, lançado no último mês de julho. Com uma voz potente e personalidade forte – evidenciada, principalmente, nas músicas compostas pelo próprio -, o jovem cantor impressiona ao trazer uma espécie de pop/rock diferente à indústria.

Cody Simpson

cody simpsonCom apenas 16 anos, Cody Simpson já é dono de uma carreira sólida e extensa. O australiano de Gold Coast carrega consigo mais de 12 singles, sendo o primeiro deles lançado em 2010, em uma parceria com o rapper Flo Rida. A principal característica da música de Simpson é a alusão a um dia de verão australiano, com músicas que remetem ao reggae, principalmente, pela leveza e a essência singela de suas letras. Quando comparado a Justin Bieber, o cotejo se limita ao público-alvo, que não se distância de adolescentes e ao início de sua carreira, postando vídeos de covers e composições próprias no YouTube.

Conor Maynard

conor maynardVeterano nesta lista, em termos de existência, o inglês de Brighton se assemelha a Bieber exclusivamente em idade e em seu surgimento na indústria, que também se deu pelo YouTube. O seu primeiro álbum, “Contrast”, deixa mais do que claro que qualquer comparação deve ser deixada de lado, uma vez que os caminhos seguidos por ambos são completamente distintos. Maynard carrega consigo um pop urbano que, para os ascéticos, se classificaria como R&B, e para os ainda mais hiperbólicos, talvez até um hip-hop.

Ronan Parke

ronan parke2° colocado no mais popular reality-show caça-talentos da Inglaterra, o adolescente de 15 anos tem uma voz que deixa muita gente no chão, com o perdão da expressão. A característica mais exuberante deste jovem é, sem dúvidas, a sua voz levianamente rouca que acresce às suas músicas um tom inconfundível e impreterivelmente artístico. Outra característica que difere o inglês de Poringland, é sua apresentação focada; sem qualquer interferência de artifícios do show business. Mais uma vítima de comparações a Justin Bieber por sua semelhança física, a desmistificação fica por conta de sua própria voz, que sem a intenção de ferir ninguém, se faz muito superior à de muitos.

Greyson Chance

greyson chanceAo meu ponto de vista – lembrem-se: pessoal –, o mais injustiçado entre todos os acima citados é Greyson Chance. O jovem de 16 anos, que se tornou popular após publicar no YouTube uma apresentação de “Paparazzi” (de Lady Gaga) que realizou em um show de talentos na escola, começou timidamente e fazendo jus às comparações com Bieber. Porém, após o lançamento de seu primeiro álbum, o adolescente fez o jogo virar, ao lançar músicas que beiravam a devaneios adultos repletos de essência e profundidade, falando de amor de uma forma que impressiona até o mais sábio dos amantes. Compositor de suas próprias canções, o jovem ainda impressiona com sua voz e deixa as comparações ligadas diretamente à aparência física com Bieber, ficarem apenas neste patamar superficial.

As comparações a Justin Bieber jamais foram ou serão um problema para estes cantores, afinal, como já dissemos anteriormente, Bieber é um cantor de sucesso e, independente do seu ponto de vista com relação a ele, é necessário admitir o talento que o canadense tem para o show business. O que afeta realmente estes cantores, é o pouco caso da mídia para com seus talentos, que acabam ofuscados por notícias que, muitas vezes, não passam de superficialidades desnecessárias.

Mas se por parte da mídia estes talentos não têm o reconhecimento merecido, os poucos que se dão ao luxo de conhece-los acabam seguindo assiduamente o trabalho de cada um deles, de forma que o sucesso torna-se relativo somente ao número de vezes em que as pessoas ouviram (ou ouvirão) falar deles.

Curta nosso e receba notícias direto na sua timeline.


Tags

Comentários