Bookly

Em “Um Porto Seguro”, Nicholas Sparks se arrisca ao reproduzir um ambiente recheado suspense e mistério

Leia a nossa resenha do livro “Um Porto Seguro”, de Nicholas Sparks.


  • Escrito por

  • Publicado em 07 de maio de 2013

porto2

Diferentemente dos outros livros de Nicholas Sparks“Um Porto Seguro” está longe de ser mais uma história de amor. O enredo traz um tema bem mais complexo: a violência doméstica. Ao apresentar Erin, o autor também nos envolve com o complicado relacionamento da personagem com Kevin, um policial alcoólatra que agride sua mulher das mais diversas formas. 

Com uma narrativa bem elaborada e rica em detalhes, o livro não deixa a desejar. O próprio autor comentou que, para ele, essa é uma de suas obras mais complexas e desenvolvidas. E não é por menos! Em vez de simplesmente jogar uma história de amor qualquer, Nicholas elabora um ambiente cativante, mas que ao mesmo tempo possui grandes mistérios. Com isso, ao desenvolver a história de Katie e Alex, é praticamente impossível prever o seu final – o que é um ponto muito positivo, levando-se em consideração as obras anteriores do autor. 

Southport, Carolina do Norte. Quando Erin consegue fugir das garras de seu agressor, ela muda seu nome para Katie. Ao chegar nessa cidadezinha, logo conhece Alex: um homem doce, gentil, engraçado e maduro. Sabe aquele cara que toda mulher gostaria de ter ao lado? Pois é. Pai de dois filhos – Josh e Kristen -, ele perdeu sua mulher muito cedo para o câncer. Isso deixa o âmbito da história ainda mais complexo, já que apesar de possuir suas diferenças, ambos carregam em seu passado muitas feridas.   

Josh e Kristen possuem papeis fundamentais no enredo, mas outros personagens devem ser levados em consideração: Kevin, um investigador fanático e religioso – a loucura é tanto que ele cita passagem da bíblia para justificar seus erros – que tem obsessão por limpeza; e Jo, a vizinha (e melhor amiga) de Katie em Southport. Apesar de ser misteriosa e reservada, sua excentricidade consegue cativar aos poucos a amizade e a confiança de Katie. Mas não se engane! Não vai demorar muito para você perceber que esse é um dos personagens mais incríveis e complexos que Nicholas já criou. 

Em alguns pontos, o final do livro até deixa a desejar, mas, como foi dito anteriormente, essa não é só uma história de amor. Pela primeira vez, Sparks se arriscou ao reproduzir um ambiente recheado suspense e mistério, algo que não pode ser visto em nenhum de seus trabalhos anteriores. Se você gosta do autor, “Um Porto Seguro” vai te surpreender. Agora se você pretende conhecê-lo, não comece por este. Leia “Um Homem de Sorte”, “Diário de uma Paixão” ou “A Escolha”. É menos arriscado… e você vai estar preparado para ver Nicholas se expor em algo além de sua tradicional linha romances incondicionais.

Título original: Safe Haven
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Curta nosso e receba notícias direto na sua timeline.


Tags

Comentários